Multiverso-2

O Multiverso Original (Pré-Crise) foi criado como resultado da interferência da Krona no Big Bang. Este multiverso consistia em um número infinito de universos, mas foi destruído durante a Crise nas Infinitas Terras, resultando na criação de uma única Nova Terra. Infelizmente, o universo da Nova Terra era instável.

  • Nome Original: Multiverse-2
  • Nome Oficial: Multiverso-2
  • Outros Nomes: Multiverso Original; Multiverso Pré-Crise
  • Dimensões: Infinito
  • Primeira Aparição: Flash (1959) #123

No Início

Krona era um membro da antiga raça de poderosos imortais de pele azul do planeta Maltus. Os Maltusianos mais tarde se mudariam para Oa e se autodenominariam Guardiões do Universo. Ele estava obcecado em observar a criação do universo, apesar de uma lenda de Oana que dizia que tentar descobrir o segredo causaria uma grande calamidade. Krona criou uma máquina que lhe permitiu testemunhar o início dos tempos. Porém, sua máquina interferiu no processo, com consequências terríveis – em vez de um único universo, universos infinitos nasceram naquele momento.

Flash de Dois Mundos

Da perspectiva do Universo Terra-Um, a primeira viagem transuniversal ocorreu quando Flash (Barry Allen) acidentalmente mudou sua frequência vibracional para coincidir com a da Terra-Dois, onde conheceu Jay Garrick, o Flash da Era de Ouro e seu herói das histórias em quadrinhos de sua infância. Essa reunião resultou em anos de interação entre a equipe original de super-heróis, a Sociedade da Justiça da América, e seus colegas mais jovens da Terra-Um, a Liga da Justiça da América.

Apesar da Mulher-Maravilha da Terra-Dois ter encontrado uma Terra alternativa anos atrás, Barry Allen teve a honra de nomear as duas Terras – a Terra de seu universo era chamada de Terra-Um, a de Jay Garrick tornou-se Terra-Dois. Conforme observado anos depois pelo Superman mais velho, a SJA foi educada demais para mencionar que eles estavam por perto primeiro.

Como Allen explicou a Garrick em seu primeiro encontro:

“…Eu vibrei tão rápido – abri uma lacuna nos escudos vibratórios que separam nossos mundos! Como você sabe – dois objetos podem ocupar o mesmo espaço e tempo – se vibrarem em velocidades diferentes!
A minha teoria é que ambas as Terras foram criadas ao mesmo tempo em dois universos bastante semelhantes! Eles vibram de maneira diferente – o que os mantém separados! A vida, os costumes – até mesmo as línguas – evoluíram na sua Terra quase exatamente como na minha Terra! O destino deve ter decretado que haveria um Flash – em cada Terra!”

Sindicato do Crime

Depois da Terra-Dois, o próximo mundo paralelo encontrado pelo LJA foi o da Terra-Três, uma Terra parcialmente “invertida” povoada por seus “opostos” do mal, o Sindicato do Crime da América. No entanto, a população geral da Terra-Três refletia uma sociedade baseada em leis e bons valores, apesar da maioria de seus seres superpoderosos terem naturezas malignas. O Sindicato acabaria sendo preso pela LJA e pela JSA, escapando várias vezes ao longo dos anos para causar problemas.

Ao longo dos anos, várias outras Terras foram visitadas por super-heróis (e vilões).

Passagem de Tempo

A JSA e a LJA se reuniam uma vez por ano, quando as matrizes temporais dos dois universos estavam em seu ponto mais próximo, usando um transportador dimensional.

Como Batman explicou uma vez sobre as diferenças entre a Terra-Um e a Terra-Dois:

“Esta Terra (Terra-Dois) gira a uma velocidade mais lenta – o tempo passa menos rapidamente do que na nossa Terra!”

Arqueiro Verde adicionou:

“A ideia é que a Terra-Dois esteja cerca de vinte anos atrasada devido a algum fluxo de tempo.”

O Fim de Todas as Coisas

Quando Krona acidentalmente criou o Multiverso, um Universo de Antimatéria foi formado ao mesmo tempo. O Anti-Monitor causou uma onda de antimatéria que varreu o Multiverso, em um esforço para ganhar poder absoluto e refazer a existência ao seu gosto. Ele foi combatido por seu oposto, o Monitor.

Os planos do Monitor não tiveram sucesso total em conquistar o Anti-Monitor, acabando por custar a sua vida. No final, restaram apenas cinco universos. Os heróis, a pedido do Espectro, reuniram seus recursos e viajaram de volta para a Aurora do Tempo, onde enfrentaram o Anti-Monitor. Os vilões, entretanto (1.000.000.000 de anos depois), viajaram para Oa para tentar impedir Krona de voltar no tempo e criar o Multiverso (e, por extensão, o Universo de Antimatéria de onde veio o Anti-Monitor).

O Anti-Monitor revelou aos heróis reunidos que ele os atraiu para absorver suas forças vitais. Ele explicou:

“Somente aqui, antes da criação, o futuro pode ser mudado! Quando Krona recorrer às forças cósmicas, abrindo a porta entre a matéria e a antimatéria… será a minha mão que ele verá! Minha mão que destruirá o multiverso da matéria positiva agora e para sempre! Minha mão que tornará supremo o universo de antimatéria! … O Multiverso não existirá mais!”

O Espectro, porém, auxiliado pelos feiticeiros mais poderosos das cinco Terras, conseguiu derrotá-lo.

Por causa desta batalha no início dos tempos, o Multiverso foi apagado da existência. Quando Krona espiou através do véu cósmico, ele testemunhou o nascimento de uma realidade única:

“No início eram muitos. Uma infinidade multiversal… tão fria e tão escura por tanto tempo… que até a luz ardente era imperceptível. Mas então a luz cresceu e o Multiverso estremeceu… e a escuridão gritou tanto de dor quanto de alívio. Pois naquele instante nasceu um Universo. Um Universo com mundos poderosos orbitando sóis ardentes. Um Universo renascido na Aurora dos Tempos. O que eram muitos tornou-se um.”

Conforme explicado mais tarde por Precursora, a nova realidade continha apenas um único universo, com uma Terra e uma única história.

De uma perspectiva funcional, as histórias da Terra-Um, Terra-Dois, Terra-Quatro, Terra-S e Terra-X foram efetivamente fundidas, formando um único universo com elementos de cada uma, a Terra Pós-Crise. A Terra-Um tornou-se o modelo para esta nova Terra, à qual foram adicionados elementos das quatro restantes.

Em teoria, histórias como Legião dos Super-Heróis (Volume 3) #18, Esquadrão Invencível #60 e A Lenda da Mulher-Maravilha #4 forneceram razões para quaisquer diferenças entre a Terra fundida vista na Crise #11 e um punhado de outras revistas pós-Crise.

Revistas onde aparecem o Multiverso-2

Poderosa (2023)

3 comentários em “Multiverso-2

Deixe um comentário